Projeto APEÎARA


    “APEÎARA” é uma palavra indígena que significa “o bom caminho”. Para a Fundação constituída por José Geraldo Riva, deputado estadual por Mato Grosso e Presidente da Assembléia Legislativa, o significado também tem a ver com o trabalho desenvolvido. Tem como objetivos dar oportunidades, aumentar as chances de emprego e melhoria de renda familiar, desenvolver o espírito cidadão e incentivar o aprendizado.
    Legalmente constituída a partir de 2005, apesar de ter seu primeiro núcleo funcionando desde 2004, a FUNDAÇÃO APEÎARA tem se concretizado como aquela que atende Mato Grosso através de núcleos espalhados pelos municípios deste Estado, dando acesso às pessoas de baixa renda a cursos de Informática Básica, bem como a projetos culturais em algumas cidades.
   A Fundação APEÎARA trabalha com empresários e também com o poder público, visando, única e exclusivamente, beneficiar uma parte da população que se sente marginalizada pela sociedade. Inserir pessoas no mercado de trabalho e na linguagem universal praticada através da Internet – que traz conhecimento amplo de temas que, dependendo da cidade, jamais seriam conhecidos é um dos seus princípios.  Com o apoio dos parceiros, a fundação cede computadores e uma verba de manutenção para cada Núcleo que é instalado.
O Curso Básico de Informática que é oferecido através da Fundação consta de ensino de Windows, Digitação, Word, Excell, Power Point e Internet. Além disso, procura-se deixar alguns computadores, com ponto de Internet, para ser disponibilizado para a população de baixa renda, que precise do recurso para fazer trabalhos escolares, pesquisas e até mesmo currículos.
Em Pontes e Lacerda o projeto APEÎARA é desenvolvido desde o ano de 2006 em parceria com a Fundação Apeîara.
No município é realizado um trabalho junto aos projetos sociais, onde os alunos do Agente Jovem, Letração e Feliz Idade participam das aulas e são acompanhados pelos seus respectivos coordenadores. Também oferta vagas para a comunidade em geral, professores e demais profissionais da rede municipal de ensino que não tiveram oportunidade de participar de cursos desta natureza.