quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programa Agrinho no Município de Pontes e Lacerda – MT



AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTES E LACERDA DESENVOLVEM O PROJETO AGRINHO/2010 SOBRE O TEMA MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA
O Programa Agrinho no Município de Pontes e Lacerda – MT
O Programa Agrinho está sendo executado pelo SENAR-AR/MT desde 2004, com uma equipe operacional responsável pelo acompanhamento, supervisão, avaliação do programa e a articulação com os diversos parceiros. O Programa tem beneficiado anualmente milhares de alunos do ensino fundamental de Mato Grosso - um sucesso que só foi alcançado com a integração efetiva entre o Governo Estadual, Municipal e a iniciativa privada. O Programa é acompanhado em todas as suas fases de execução no município pela equipe técnica do SENAR-AR/MT, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Assessoria Pedagógica. Cada município participante, também indica um agente articulador, que acompanha o desenvolvimento do Programa no âmbito local.
O Programa Agrinho desenvolve ações integradas entre escola e a comunidade rural e urbana. Seu objetivo é educar, motivar, transformar contribuindo para que as crianças e jovens do ensino público de Mato Grosso adotem atitudes positivas em relação ao meio ambiente, promovendo assim mudanças de hábitos e de atitudes quanto à preservação ambiental, às boas práticas de saúde, ao trabalho e consumo, ao exercício da cidadania, de forma integrada às demais disciplinas do programa curricular. Esse programa desenvolve tais ações porque entende que para a formação de cidadãos conscientes, empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente é a melhor maneira de agir. Atua com crianças e jovens professores, diretores, coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino e, indiretamente, trabalhadores, produtores rurais e seus familiares.



¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬


No ano letivo de 2010 o concurso do referido Programa contemplará assuntos sobre o tema Meio Ambiente com enfoque em ações de Cidadania. Com o Agrinho, a aprendizagem da criança acontece de forma natural, por meio de um processo de educação que o incentiva a pensar, a refletir e a se conscientizar, tornando-se, por sua própria vontade, um agente de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vive.
Com base no material do Programa Agrinho, os professores passam a desenvolver os temas de forma transversal, isto é, de forma integrada às outras disciplinas do currículo. Durante o aprendizado, os estudantes desenvolvem trabalhos específicos sobre o tema, como desenhos, recortes, montagens, cartazes, redações, teatros, passeios a córregos, lixões, ruas e outros.
No final do ano letivo, professores e alunos participam de apresentações e exposições dos trabalhos realizados no decorrer do ano letivo, junto à sua comunidade escolar. Para finalizar haverá socialização de todas as escolas da rede pública de Ensino do Município de Pontes e Lacerda na Noite Cultural, na sede do município com: teatros, coreografias, músicas inéditas, paródias, jogral, danças, dentre outras atividades culturais e o Concurso municipal, onde são selecionados trabalhos executados durante o período de desenvolvimento do Programa Agrinho/2010, com regulamento específico nas categorias "Desenho - Educação Infantil/1º ano", “Redação - 1ª a 4ª séries (2º ao 5º ano), (6º ao 9º ano)” e "Experiência Pedagógica para Professores". As escolas concorrerão também no Concurso a nível Estadual, onde serão selecionados trabalhos desenvolvidos durante o período de execução do Programa Agrinho/2010, nas categorias: "Desenho - Educação Infantil/1º ano"; “Redação - (2º ao 5º ano) e (6º ao 9º ano)”; "Experiência Pedagógica para Professores"; “Escola Agrinho” e “Município Agrinho”.
Os Centros Educacionais Infantis Oriel Mendes Lucas e Maria Antônia Galvão Neto, bem como as Escolas Municipais Boca Rica, São Gonçalo, Constâncio Leite de Moraes, Alindo Antônio Nogueira, Cirila Francisca da Silva, Ovídio Miranda Brito, Alcides Franco da Rocha e Sanária Silvério de Souza já elaboraram seus projetos e a execução está acontecendo. As crianças e jovens, juntamente com professores, coordenadores e diretores estão animados e aprendendo muito sobre como cuidar e proteger o Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário