segunda-feira, 6 de julho de 2009

Curso de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade reúne educadores de 19 municípios em Pontes e Lacerda - MT

É a quarta edição do curso realizado no município, que é um dos pólos do Programa de Educação Inclusiva.

Educadores de 19 municípios do Estado de Mato Grosso estão reunidos em Pontes e Lacerda para participar do “IV Curso de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva”. O grande desafio da educação brasileira atual é promover o acesso e garantir a qualidade para todos os alunos na escola comum fortalecendo a escola pública. A escola inclusiva favorece a todos os alunos a convivência com as diferenças, pois, a diversidade vai além da deficiência e deve ser entendida como um bem do gênero humano.
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial, desenvolve desde 2003 o Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, que conta atualmente com 167 municípios - pólos no país, e Pontes e Lacerda são um deles. Através deste programa buscam aprofundar o processo de formação de gestores e educadores visando garantir a educação como um direito de todos.
Durante o evento serão apresentados temas como: a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; Direitos das pessoas com deficiência: marcos legais; O ensino comum na perspectiva da Educação Inclusiva: currículo, ensino aprendizagem, conhecimento e avaliação; Atendimento educacional especializado nas deficiências – mental, física, surdez, deficiência visual (baixa visão e cegueira); Altas habilidades, super-dotação e inclusão escolar.
Entre os presentes na abertura, estava o prefeito Newton Miotto; os vereadores, Claudinei Sella, presidente da Câmara, Wancley Carvalho, Pedro Vieira, Jalma Freitas, Natalícia Silva, Luiz Roberto, José Pereira e Francisco Martins.

Fonte: www.ponteselacerda.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário